3ª Idade


3ª Idade

Terceira Idade

O Envelhecimento é um processo universal, inerente a todos os seres vivos (Aiken, 1995). Vários autores dividiram o processo de envelhecimento em três componentes, sendo o primeiro o processo de envelhecimento biológico, resultante da crescente vulnerabilidade e maior probabilidade de morrer, o segundo o envelhecimento social, em relação aos papéis sociais adaptados às expectativas da sociedade, e o terceiro o envelhecimento psicológico, definido pela auto-regulação do indivíduo a nível da tomada de decisões e opiniões. Estes três componentes do envelhecimento têm uma influência decisiva no comportamento dos/as idosos/as.

Ao longo do processo de envelhecimento, as capacidades de adaptação do ser humano vão diminuindo, tornando-o cada vez mais sensível ao meio ambiente que, consoante as restrições implícitas ao funcionamento dos/as idosos/as, pode ser um elemento facilitador ou um obstáculo para a sua vida. Com o declínio progressivo das suas capacidades físicas, e também devido ao impacto social do envelhecimento, o/a idoso/a vai alterando os seus hábitos e rotinas diárias, substituindo-os por ocupações e actividades que exijam um menor grau de actividade.

 Esta diminuição da actividade, pode acarretar sérias consequências, tais como redução da capacidade de concentração, reacção e coordenação que, por sua vez, podem provocar processos de auto-desvalorização, diminuição da auto-estima, apatia, desmotivação, solidão e isolamento social.

 É na lógica de impulsionar a continuidade da inserção social dos/as utentes que surge a importância das actividades e dos serviços prestados pelos Lares, afim de proporcionar a esses/as utentes o bem-estar de modo holístico, biopsicossocial, dos Lares e dos Serviços de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia da Sertã.

Comemoração

Dia Internacional do Idoso

No dia 03 de outubro foi comemorado o Dia Internacional do Idoso, atividade organizada pela Camara Municipal da Sertã, no lugar da Carvalha.

Os/as utentes assistiram e participaram na Eucaristia e à Celebração de Bodas de Ouro de alguns casais ali presentes.

Como o tempo estava de agrado, no intervalo para o almoço, ainda puderam apreciar as paisagens magníficas que aquele local nos oferece.

O almoço foi do agrado de todos/as com a célebre Sopa de Peixe, Arroz de Pato e como sobremesa Tigelada. Claro, sempre acompanhado por sumos e um bom vinho.

 Depois do almoço, após terem recebido um cachecol como presente da Camara Municipal da Sertã, para ajudar à digestão, puderam dar um passinho de dança ao som de acordeões.   

Documentos

Share by: