Home » A Instituição » Património

Património

O património da Santa Casa da Misericórdia da Sertã é constituído por:

• Edifício da Igreja/Sede
  • Edifício do Lar António Ferreira Alberto
  • Edifício do Lar Nossa Senhora do Carmo
  • Edifício da Creche/Jardim de Infância/CATL “O Pinheirínho”
  • Trinta moradias de habitação social, situadas no Bairro José Farinha Tavares
  • Dois apartamentos anexos à Sede
  • Casa de Habitação em Cardigos
  • Mata denominada “Cerca do Hospital”
  • Dois autocarros pata transporte de utentes
  • Cinco carrinhas para o Serviço de Apoio Domiciliário
  • Uma carrinha de nove lugares
  • Duas viaturas ligeiras para apoio dos serviços
  • Uma carrinha ligeira de mercadorias para apoio dos serviços

Tábua da Misericórdia da Sertã

Tábua da Misericórdia da Sertã - Misericórdia da Sertã

Tábua da Misericórdia da Sertã com valiosa pintura em madeira de carvalho, medindo 515mm de altura e 120mm de largura possivelmente datada de 1597, restaurada e que se encontra à guarda da Fundação Gulbenkian, em Lisboa

Reabertura da Igreja da Misericórdia

Reabertura da Igreja da Misericórdia - Misericórdia da Sertã

Após obras de reabilitação reabriu a Igreja da Misericórdia no passado dia 26 de outubro.

O Sr. Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Dº Antonino Dias Presidiu à Eucaristia pelas 11horas, concelebrada pelo Pároco e Diáconos locais, na sua homília aplaudiu o restauro desta Igreja com mais de 300 anos, tendo vinculado “restaurem-se as pedras do coração” e os “corações de pedra”.

Antes da Eucaristia o Sr. Eng.º António Cardoso da Signinum, fez uma pequena descrição dos trabalhos de reabilitação na Igreja.

O Sr. Provedor reportou-se as obras executadas e enalteceu o empenho de todos quantos ao longo dos anos se envolveram neste processo recheado de contratempos.

AQUISIÇÃO DE IMÓVEL

AQUISIÇÃO DE IMÓVEL - Misericórdia da Sertã

A Misericórdia da Sertã, adquiriu recentemente à Sra Dª Cristina Matos Neves o edifício sito no Largo “António Ferreira – Sertã e que foi durante muitos anos a sede do Sertanense Futebol Clube.

Recorda-se que a autorização para a aquisição do edifício foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária a 29 de Março de 2014.

Pretende-se instalar no referido edifício a sede da Instituição (Provedoria, Serviços Administrativos, Serviços de Contabilidade, etc), bem com a extensão de uma das respostas sociais ou até a eventual implementação de novas respostas sociais.

Foi adjudicada ao Sr. Arquiteto Paulo Fernandes Pedroso a elaboração do projecto de licenciamento e execução e do projecto de alterações para o edifício, obrigatoriamente aprovado pela Direcção Regional de Cultura do Centro dado localizar-se em zona especial de protecção.