Home » 3ª Idade » Lar António Ferreira Alberto

Lar António Ferreira Alberto

Lar António Ferreira Alberto

Lar António Ferreira Alberto - Misericórdia da Sertã

O Lar António Ferreira Alberto, em funcionamento desde 1986, presta serviços a cerca de 50 utentes residentes dos quais 20 são homens e 30 são mulheres. Presta os seguintes serviços:

 

- Alojamento permanente

 

- Alimentação

 

- Cuidados de higiene e conforto

 

- Tratamento de roupa

 

- Actividades sócio-culturais: são desenvolvidas durante todo o ano por uma Técnica Superior de Animação Cultural. Têm como objectivos gerais a ocupação do tempo livre, o desenvolvimento de capacidades físicas e psíquicas, o aumento de auto-estima, a ampliação de interesses, o reforço e promoção de relações interpessoais entre utentes/utentes, utentes/funcionárias e funcionárias e quebra da monotonia em Lar /funcionárias. Estas actividades são desenvolvidas através de cinco áreas distintas, designadamente: Expressão plástica Físico-motora sensoriais Cognitiva e mental Expressão e comunicação

 

- Actividades religiosas: surgem diariamente nos Lares através do Terço transmitido via rádio directamente do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e através da oração diária pelos/as utentes. Uma vez por semana é rezado o Terço com a colaboração de representante da Paróquia da Sertã.Todos os Domingos é também levada aos/às utentes a Sagrada Comunhão através dos/as Ministros/as Extraordinários/as da Comunhão com a colaboração da Paróquia da Sertã. Com estas actividades pretende-se fomentar o espírito Cristão e permitir o seu exercício, levando junto dos/as utentes sempre que possível essas actividades. Sublinha-se também que todos os anos se realizam duas visitas ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Maio e Outubro.

 

- Acompanhamento clínico: Os Lares dispõem de enfermeira permanente e dois médicos assistentes. Cada um presta serviço duas horas semanais para cada Lar.

 

- Acompanhamento nutricional: Os/as idosos/as para além das alterações fisiológicas no processo de envelhecimento, possuem patologias comuns (algumas delas crónicas), como por exemplo: hipertensão, hipercolesteromia, a diabetes, osteoporose, doenças do aparelho circulatório, doenças renais, desnutrição, anorexia, sarcopenia, doença de Alzheimer, doença de Parkinson entre outras. A relação entre Alimentação e Nutrição, Saúde e Bem-estar é evidente, tendo um papel determinante na qualidade de vida na geriatria, por este facto, a relação entre a nutrição, o envelhecimento e as patologias nos/as idosos/as são indissociáveis. O nutricionista neste tipo de Instituições tem um papel preponderante ao nível da prevenção e apoio no tratamento da doença, promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida do/a utente. Com a prestação de serviços de Nutricionista as ementas são adequadas ao estado nutricional e clínico de cada utente, é realizada a avaliação de vários parâmetros (antropométrico, alimentar, nutricional, bioquímico, clínico) contribuindo assim para o desenvolvimento do estado biopsicossocial de todos/as os/as utentes dos Lares. Com este serviço aperfeiçoou-se ainda o serviço interno da cozinha através da supervisão do cumprimento do sistema HACCP.

 

- Acompanhamento de fisioterapia: Passou a haver Técnica de Fisioterapia em prestação  de serviços para as três valências da Instituição. 

- Objectivos Gerais 

Desenvolvimento/reabilitação de capacidades físicas e motoras

Acompanhamento e tratamento de doenças neurológicas

Aumento de auto-estima

Aumento de autonomia

- Principais Tratamentos

Treino de fortalecimento de músculos inferiores

Neuroestimulação Elétrica Transcutanea para combate à dor

Calor húmido para tratamentos de artrose

Pressoterapia para prevenção de inchaço ou edema